Quinta-Feira, 13 de Junho Paraguaçu Paulista 29ºC - 14ºC veja mais

Contran prorroga prazo para motoristas realizarem exame toxicológico

30/04/2021 - Medida vale para condutores habilitados nas categorias C, D e E


Contran prorroga prazo para motoristas realizarem exame toxicológico

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiu prorrogar os prazos para a realização do exame toxicológico periódico para o condutor habilitado nas categorias C, D e E. A medida foi publicada hoje (28) no Diário Oficial da União (DOU), estabelecendo uma tabela com novos prazos, ao longo do ano de 2021, de acordo com a data de validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A nova Lei do Trânsito, que entrou em vigor no dia 12 de abril de 2021, determina que todos os condutores dessas categorias com menos de 70 anos deverão ser submetidos a novo exame a cada período de dois anos e seis meses. O prazo começa a contar a partir da obtenção ou renovação da CNH.

Segundo a legislação, o motorista que conduzir veículo para o qual seja exigida habilitação nas categorias C, D ou E sem realizar o exame toxicológico após 30 dias do vencimento do prazo estabelecido, incorrerá em infração gravíssima. A sanção para esses casos é de R$1.467,35 e suspensão do direito de dirigir por três meses.

A deliberação do Contran diz que os motoristas que exercem atividade remunerada, com data de validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) anterior ao dia 12 de outubro de 2023, não serão multados no momento da renovação da habilitação pela não realização do exame.

A determinação do Contran diz, porém, que todos os condutores que forem flagrados conduzindo veículo das categorias C, D ou E sem ter realizado o exame toxicológico periódico, de acordo com a tabela, ficarão sujeitos a aplicação da multa.

O Contran determinou ainda que os laboratórios credenciados em todo o país deverão inserir no sistema Renach a informação, em até 24 horas, da data e hora da realização da coleta do exame. Além disso, os laboratórios terão um prazo de até 25 dias, contados a partir da data da coleta, para incluir o resultado do exame no Renach.

De acordo com o Ministério da Infraestrutura, as novas datas foram decididas por conta da pandemia de covid-19, com amplo debate dentro do Fórum Permanente para o Transporte Rodoviário de Cargas (Fórum TRC), com a Associação Brasileira de Toxicologia (ABTOX), Confederação Nacional do Transporte (CNT), Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

“O condutor das categorias C, D ou E, deverão observar a tabela e, conforme a data de validade de sua CNH, verificar qual o prazo limite para realizar o exame toxicológico periódico. Além de regularizar sua situação perante a legislação de trânsito, o condutor pode aproveitar o exame periódico para a renovação da carteira de habilitação, se a renovação ocorrer em até 90 dias após a data da coleta da amostra. Se a coleta da amostra ocorrer há mais de 90 dias, o motorista precisará fazer um novo teste”, informou o ministério.

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Quatá celebra 79 anos de emancipação político-administrativa

Programação de aniversário conta com atividades gratuitas para a comunidade.

Mudanças climáticas: e daí?

Por Marcelo Tortolero, Engenheiro geólogo pela Universidade Federal de Pelotas

Assis registra primeira morte por dengue em 2024; imunização no município começa nesta quinta-feira

Óbito foi confirmado na manhã desta quinta-feira (13) pelo Painel de Monitoramento de Dengue

Prefeitura Municipal entrega leite e gelatina para a Santa Casa de Misericórdia

Foram entregues 60 litros de leite Longa Vida e 300 caixinhas de gelatina.

Equipe Jucesp de Paraguaçu participa de capacitação em São Paulo para atualização de conhecimentos

Um dos objetivos da reciclagem foi a uniformização de entendimentos e padronização dos procedimentos

Ex-vereador Ian Salomão confirma sua pré-candidatura a prefeito de Paraguaçu pelo MDB

Nas últimas eleições, em 2020, Ian disputou a cadeira do Executivo e obteve 5.520 votos.

Cães farejadores localizam 44 kg de maconha escondidos em carro em Ourinhos

Os animais descobriram uma divisória construída atrás do banco traseiro do veículo.

Mãe alega que menino teve dedo esmagado por colegas dentro de escola pública no interior de SP

Caso aconteceu em Novo Horizonte (SP) na terça-feira (11).

Marque #tvparaguacu
ANUNCIE DIVULGUE